21 de novembro de 2022

Com blitz educativa, Maranhão dá início à programação da Semana Nacional do Doador de Sangue

Fotos: Adeta Holanda

Por Samir Aranha

Com o objetivo de incentivar novos doadores e chamar atenção para a necessidade de reposição dos estoques de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta segunda-feira (21), uma blitz educativa no semáforo em frente ao Shopping da Ilha, na Avenida Daniel de La Touche.

Realizada pela manhã, a ação marcou o início da programação maranhense da Semana Nacional do Doador de Sangue. Em todo o Brasil, hemocentros e hemonúcleos realizam programações alusivas ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro.

No Maranhão, a semana tem o slogan “Monte o seu time de doadores e participe. Compareça em uma de nossas unidades e marque um gol de solidariedade”, em referência à Copa do Mundo 2022, iniciada no mesmo período da semana do doador.

Segundo a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, a blitz representa uma forma de aproximação com o público doador, chamando atenção para a doação permanente de sangue. “A campanha traz luz à necessidade constante do doador estar presente em nossas unidades, e, tal qual a torcida pela nossa seleção, representa o engajamento e união em prol do bem coletivo”, ressaltou.

Entre agradecimentos e elogios à equipe da blitz, o sentimento foi de acolhimento. A estudante Bárbara Soares, de 21 anos, doadora de sangue desde os 18, parabenizou a equipe pela ação em busca de doadores. “A gente sabe que a doação muitas vezes é a única forma de salvar vidas. Trazer visibilidade para o assunto é super importante”, disse.

No mesmo sentido, o autônomo Ivaldo Castro, 59 anos, aproveitou o momento para convocar mais pessoas a doar sangue. “Quem puder, venha para o Hemomar. Uma picadinha e 15 minutos podem ajudar quem realmente está à beira da morte. Sou feliz em ser doador regular e salvar vidas”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

A Semana Nacional do Doador, no Hemomar, segue durante a semana com diversas atividades. Nesta terça-feira (22), será realizada pela manhã uma panfletagem no Centro de São Luís com previsão de início às 9h na Praça Deodoro. Ao mesmo tempo, na sede do Hemomar, serão realizadas sessões de autocuidado, com massagem e maquiagem.

Na quarta-feira (23), haverá apresentação musical. Na quinta-feira (24), a programação inclui, para os doadores, um momento de recordação intitulado “TBT com música e vídeo de retrospectiva dos doadores”. E na sexta-feira (25), Dia do Doador, será o Dia D, com uma programação especial com voz e violão pela manhã, e, no período da tarde, o momento do bolo com os doadores no Hemocentro.

DOAÇÃO DE SANGUE

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado, alimentado e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

O Hemomar integra a rede estadual de saúde e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Está localizado na rua Cinco de Janeiro, s/n, no bairro da Jordoa e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.