23 de março de 2022

Com ações do Mais Cirurgias, Governo beneficia pacientes em Timbiras e na região Metropolitana

Por Daucyana Castro

Seguindo com a execução do Programa Mais Cirurgias em unidades da rede estadual de saúde, o Governo do Maranhão realizou, no último fim de semana, procedimentos no Hospital Regional de Timbiras e no Hospital Aquiles Lisboa, na capital São Luís. Em Timbiras, as cirurgias beneficiaram crianças e, na unidade do Bonfim, mulheres passaram por procedimentos na área de mastologia. 

Entre as pacientes beneficiadas, estava Lídia Ferreira Cordeiro. Natural do município de Vitória do Mearim, ela agradeceu a oportunidade e elogiou o atendimento. “Consultei em Matões do Norte e nem esperei tanto para operar. Achei ótimo aqui o hospital”, disse a paciente. 

Já em Timbiras, dezesseis crianças foram operadas na unidade. Os principais procedimentos realizados foram postectomia (cirurgia de fimose), hernioplastia umbilical (retirada de deslocamento anormal de tecido pela parede abdominal atrás do umbigo) e inguinal (hérnia na virilha) e frenectomia (retirada do freio labial ou lingual). 

O diretor administrativo do Hospital Regional de Timbiras, Antônio Braúna, destacou a importância da ação para a região. “Várias famílias foram beneficiadas. Nossa unidade atende pacientes não só de Timbiras, mas de toda essa região. Graças a nossa equipe comprometida e que não mede esforços e ao governo do Estado sempre solícito a toda a demanda da região, estamos conseguindo levar qualidade de vida para os nossos pacientes”, enfatizou.

Mais Cirurgias

Com a ampliação da rede hospitalar e os investimentos em cirurgias eletivas, o Maranhão saltou de 25 mil cirurgias para 62 mil cirurgias ao ano, mais de 140% de crescimento, entre 2014 e 2019. Para acelerar e ampliar ainda mais o número de cirurgias eletivas realizadas na rede estadual de saúde, o Governo lançou, em 2020, o Mais Cirurgias. Com o programa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já realizou mais de 50 mil cirurgias, mesmo em meio à crise sanitária da pandemia da Covid-19.

Daucyana Castro