11 de novembro de 2022

Coleta externa no Hospital da Ilha reforça estoque de bolsas de sangue do Hemomar

Fotos: Adeta Holanda

Nesta quinta-feira (10), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizou uma coleta externa no Hospital da Ilha, no bairro Turu, na capital São Luís. Na ação, colaboradores da unidade de saúde administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e o público em geral puderam colaborar com o aumento do estoque de bolsas de sangue do Hemomar. As coletas externas fazem parte das estratégias para manter um bom estoque de bolsas de sangue no Hemomar.

“As secretarias de Estado e as unidades de saúde têm sido grandes parceiras nessa causa. Estamos pela primeira vez aqui no Hospital da Ilha e a direção está nos proporcionando uma estrutura excelente, um salão amplo, refrigerado, porque queremos o melhor para o doador. De forma que a direção e os colaboradores nos ajudaram com a estrutura disponibilizada e com a doação”, ressaltou a coordenadora da coleta externa do Hemomar, Valma Costa.

A estudante Tereza Brito ficou sabendo da coleta externa e aproveitou para doar sangue. “Eu sou estudante da área da saúde e faço faculdade aqui próximo do Hospital da Ilha. Fiquei sabendo dessa doação por uma colega estudante e então resolvi vir aqui porque entendo a importância de doar sangue, como poder salvar vidas, inúmeras pessoas precisando e é importante fazermos nossa parte”, declarou a estudante de enfermagem, Tereza Brito.

Colaboradores da unidade também doaram. “Sabemos que é um ato que nos ajuda a salvar vidas. Sabemos que os estoques de sangue estão baixos no Hemomar, então estamos fazendo a nossa parte”, reforçou Jeane Teixeira, que é técnica de enfermagem no Hospital da Ilha.

O agendamento da coleta externa pode ser realizado por representantes de igrejas, órgãos públicos, empresas ou outras instituições por meio do Serviço Social do Hemomar pelo telefone (98) 3216-1134, ou pelo WhatsApp (98) 99232-8496. 

“Satisfação muito grande de todos nós do Hospital da Ilha de contribuirmos com essa causa tão nobre. A gente sabe que há uma mobilização em todo o estado, da saúde, da população como um todo, que precisa estar envolvida neste sentimento de poder ajudar com a doação de sangue para melhorar os nossos estoques”, pontuou Bruno Ricardo Pereira, diretor administrativo do Hospital da Ilha.

Quem pode doar

Para doar sangue, a pessoa precisa, entre outros pré-requisitos, estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação.

Daucyana Castro