24 de maio de 2023

Colaboradores do Posto de Saúde do Cujupe recebem treinamento para combate a emergências

Por Samir Aranha FOTOS: Ricardo Zacheu

Profissionais do Posto de Saúde do Cujupe, unidade administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), participaram de um treinamento abordando atendimento a situações limítrofes, nesta terça-feira (23). O objetivo foi preparar os colaboradores para lidar com situações de emergência e manter o ambiente de trabalho seguro.

Ministrado pela equipe de Coordenação de Resposta à Emergências da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a capacitação abordou procedimentos em casos de afogamento, atendimento a vítimas de acidentes automobilísticos com retirada de capacete de motociclistas, cenário de múltiplas vítimas e o uso adequado de extintores de incêndio.

“Este treinamento atende a um pedido antigo de nossos colaboradores, que tinham muitas dúvidas sobre quais protocolos seguir em situações adversas. E justamente por esta ampla adesão, decidimos fazer duas turmas de capacitação, garantindo que todos os colaboradores da unidade tenham acesso a estes importantes conhecimentos”, detalhou a diretora administrativa do Posto de Saúde do Cujupe, Lígia Raquel Paixão.

Para o coordenador do Terminal do Cujupe, David Mendes, a realização do treinamento aos colaboradores do posto agrega ainda mais qualidade aos serviços prestados. “O treinamento vem reforçar a parceria entre Emap e Emserh em prol do melhor acolhimento à população maranhense, em especial aos moradores da baixada, que transitam diariamente por este terminal”, disse.

Durante a capacitação, o coordenador de Resposta a Emergências do Porto do Itaqui, Euzébio da Silva Filho, destacou a importância do treinamento a todos os agentes que atuam na área portuária. “É desejável que todos que trabalhem direta ou indiretamente nas áreas portuárias, sobretudo profissionais de saúde, estejam habilitados a atender a demandas urgentes. Embora trabalhemos sempre para que não haja incidentes, a habilidade e o conhecimento sobre o que fazer nestas situações podem salvar vidas”, destacou.

E foi exatamente esse o sentimento de quem participou do curso. “Aprendemos bastante! Hoje eu já sei prestar atendimento de primeiros socorros se precisar, e também sei manusear um extintor de incêndio, mas além disso, foi rico o aprendizado sobre como conduzir o público em situações de emergência com múltiplas vítimas, priorizando a calma e o foco na resolução do problema, desde situações mais simples até casos mais complexos”, comentou a técnica de laboratório Francilene França.

Nesta quarta-feira (24), foi realizada a capacitação para a segunda turma de colaboradores do Posto do Cujupe. Ao fim deste ciclo, todos os colaboradores da unidade estarão habilitados e receberão certificado de conclusão com 7h/aula, emitido pela Emap.

Atendimento

O Posto de Saúde do Cujupe funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h40, e oferece atendimento nas áreas de clínica médica, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria e urologia. São realizados ainda exames laboratoriais, ecocardiograma transtorácico, eletrocardiograma, holter, mapa e ultrassonografia.

Os agendamentos são realizados somente por ligação via WhatsApp, pelos números (98) 98406-8212 e (98) 98412-6178. É necessária a apresentação de RG, cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico ou requisição de exames.

WALTERLY TORRES BUCELES JÚNIOR