4 de outubro de 2022

Cirurgia inédita é realizada no Hospital Regional de Barreirinhas

Por Vanessa Ribeiro

O lavrador José Augusto da Silva, de 58 anos, passou, na última sexta-feira (23), por uma cirurgia inédita no Hospital Regional de Barreirinhas. Ele foi submetido a uma Artroplastia Total de Joelho, cirurgia de alta complexidade que só havia sido realizada na capital. Após três dias do procedimento, o paciente recebeu alta e já saiu do hospital andando com apoio de um andador.

O morador da zona rural de Barreirinhas convivia com fortes dores no joelho direito causadas por uma artrose grave. Tarefas simples do dia a dia haviam se tornado complicadas por conta das dores e da dificuldade de locomoção.

“Eu andava apenas com apoio de muleta. Já nem saía mais de casa por causa da dificuldade. Agora estou confiante que vou voltar a andar normalmente e sem sentir dor. Foi com certeza a realização de um sonho”, disse José Augusto.

Este tipo de procedimento cirúrgico é complexo e era realizado somente na capital. A descentralização ajuda a reduzir a espera por cirurgias de trauma e ortopedia, como explica o diretor clínico do Hospital Regional de Barreirinhas, Leonardo Telles.

“O hospital conta com equipe médica em ortopedia com praticamente todas as especialidades e é cada vez mais resolutivo. A realização deste tipo de procedimento aqui vai melhorar a assistência, pois facilita o acesso do paciente ao tratamento e ainda ajuda a reduzir o tempo de espera pela cirurgia”, ressaltou.

O Hospital Regional de Barreirinhas, gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), fica localizado na Av.01, n°15, loteamento Parque das Dunas e é referência para pacientes da cidade e do entorno. A unidade conta com atendimento nas áreas de clínica e cirurgia geral, neurocirurgia, ortopedia, pediatria e obstetrícia, além de exames laboratoriais e também eletrocardiograma, raio-X, tomografia computadorizada e ultrassonografia.