23 de dezembro de 2022

Cirurgia inédita é realizada no Hospital Regional de Barreirinhas

Por Vanessa Ribeiro

O Governo do Estado segue ampliando os serviços oferecidos nas unidades de saúde. Foi realizada, nesta semana, no Hospital Regional de Barreirinhas (HRB), a primeira microcirurgia vascular intracraniana para tratamento de aneurisma, procedimento de grande complexidade. Maria da Conceição Silva, de 69 anos, que sofreu um derrame em virtude de aneurisma cerebral, foi a primeira paciente da unidade a realizar o procedimento cirúrgico.

“Nosso hospital em Barreirinhas ganhou, nos últimos anos, leitos de Unidade de Terapia Intensiva e o serviço de neurocirurgia. Este investimento na descentralização da alta complexidade é parte da grande transformação realizada na saúde pública do Maranhão e segue como prioridade para o governador Carlos Brandão e para a Secretaria de Estado da Saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Os investimentos em equipamentos para cirurgias e exames, realizados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), possibilitam que mais pessoas possam realizar procedimentos complexos nas cidades onde moram.

“A descentralização dos serviços de saúde com a possibilidade de realizar cirurgias de grande porte, sem que o paciente precise se deslocar até a capital, é de extrema importância para a população. Nossa missão é levar atendimento de qualidade e resolutivo às pessoas assistidas pelas unidades gerenciadas pela EMSERH”, afirmou o presidente da EMSERH, Marcello Dualibe.

O diretor clínico do hospital agradeceu ao Estado pelos investimentos na unidade. “Hoje, a gente tem em nosso hospital importantes equipamentos que possibilitam a realização de cirurgias de grande porte, como é o caso do microscópio, que é um equipamento caro, mas de extrema importância para realizar esses procedimentos. Com isso, vamos dar um salto no tratamento de pacientes com patologias cerebrais, ajudando a desafogar o sistema da capital, dando mais agilidade no tratamento”, frisou o diretor clínico do Hospital Regional de Barreirinhas, Leonardo Telles.

O neurocirurgião Luis Fernando Silva Júnior, coordenador da equipe de neurocirurgia, ressalta que o início do tratamento de aneurismas cerebrais no HRB é um grande avanço na assistência à saúde do Estado.

“Os aneurismas cerebrais, quando se rompem, apresentam mortalidade em torno de 45% e uma das principais causas dessa mortalidade é o ressangramento. O tratamento precoce tem impacto diretamente na redução da mortalidade desses pacientes. Anteriormente, eles eram transferidos para serem tratados em outros hospitais. Hoje, inauguramos uma nova fase na assistência à saúde desses casos e eles podem ser tratados por microcirurgia aqui no Hospital Regional Barreirinhas”, destacou o neurocirurgião.

O Hospital Regional de Barreirinhas é referência para pacientes da cidade e do entorno e oferece atendimento nas áreas de clínica e cirurgia geral, neurocirurgia, ortopedia, pediatria e obstetrícia, além de exames laboratoriais e também eletrocardiograma, raio-X, tomografia computadorizada e ultrassonografia.