2 de maio de 2022

CER Olho d’Água retoma atividades do Grupo Melhor Idade com momento terapêutico de lazer

Um momento terapêutico de lazer marcou a retomada do Grupo Melhor Idade, do Centro Especializado de Reabilitação (CER) do Olho d’Água, unidade que integra a rede estadual de saúde. O encontro reuniu idosos que fazem parte do grupo, que tem o objetivo de dar suporte emocional e psicológico, além de promover oficinas e capacitações.  

“Durante os dois anos de pandemia, as atividades do grupo precisaram ser suspensas como medida de segurança. Com toda certeza, é um momento ímpar para todo eles e para nós também, uma vez que o grupo possibilita o acesso a serviços de várias especialidades em saúde, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, bem-estar e autonomia dos usuários”, disse a diretora administrativa do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Araújo Furtado. 

As atividades do grupo funcionam todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Por meio da iniciativa, idosos podem contar com apoio de uma equipe multidisciplinar com profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, educador físico, serviço social, dança e terapia ocupacional. A programação de reencontro começou com uma caminhada na praia, próximo ao equipamento de saúde. Em seguida, os idosos retornaram para o espaço onde puderam participar de uma palestra motivacional com a neurogeriatra Ana Carolina Araújo, que abordou o tema “Envelhecer é um privilégio”. 

“O idoso às vezes se vê inclinado a reclamar devido a esse processo de envelhecimento. A própria sociedade precisa mudar a forma de enxergar esse momento que chegará para todos. Por isso, é muito importante que eles se sintam valorizados”, compartilhou. 

Dona Estelita Magalhães, de 77 anos, disse que o retorno do grupo é a melhor coisa que poderia acontecer. “Eu me sinto muito feliz. O ambiente é muito bom, somos todos muito bem tratados e é ótimo saber que somos queridos. Eu adoro vir para cá”, disse. 

Diácono da Igreja Católica e usuário do CER há aproximadamente 6 anos, o senhor José Campos, de 77 anos, comentou que chegou à unidade quase por acaso e hoje não se vê mais em outro lugar. “O médico me encaminhou para cá quando peguei chikungunya e, por conta da doença, precisei fazer acompanhamento especializado. Foi quando conheci o Grupo Melhor Idade e desde então conquistei grande gratidão por todos. Vejo neles a manifestação do amor de Deus e hoje em dia é o que mais precisamos para viver bem com todos”, destacou. 

Para Rosilene Maria Schnaider, de 68 anos, também usuária do serviço há pouco mais de 4 anos, a programação reflete o espírito do grupo. “O meu sentimento é de muita alegria. Nós ganhamos um verdadeiro presente, desde a palestra à música e aos profissionais. Fiquei feliz demais de ter revisto minhas amigas, de fazer parte deste grupo que é a verdadeira alegria do CER”, compartilhou.

Neste primeiro momento, as atividades do Grupo Melhor Idade são voltadas para aqueles que já integram a lista de participantes. A admissão de novos pacientes deverá acontecer em breve, a partir de um encaminhamento de unidade da rede pública de saúde. Além de idosos com 60 anos ou mais, o Centro Especializado de Reabilitação da SES oferece atendimento às pessoas com deficiência intelectual, física ou múltipla.

Daucyana Castro