23 de março de 2021

Centro de Testagem da Beira-Mar completa um ano de funcionamento com mais de 33 mil testes realizados

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Centro de Testagem da Beira-Mar completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (23), contabilizando mais de 33 mil testes realizados. O equipamento foi inaugurado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em 2020, como parte das ações do poder público estadual para ampliar a testagem para diagnóstico da Covid-19. O serviço segue funcionando, exclusivo para testagem de profissionais da saúde, segurança e doentes crônicos.

O Centro de Testagem está localizado no anexo do Viva Beira Mar e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “A testagem da população e dos profissionais na linha de frente do combate à Covid-19, seja na saúde ou na segurança e, depois, ampliando para doentes crônicos, foi uma estratégia importante do Governo do Maranhão para a detecção de casos, isolamento e encaminhamento para tratamento em nossas unidades de saúde”, destacou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande. 

A pensionista Maria de Lurdes Penha Ricci, de 61 anos, doente crônica, aprovou o atendimento no Centro de Testagem. Ela conta que agendou o teste pelo Disque-Saúde. “Não tive dificuldade para agendar. Assim que o atendente falou comigo foi tudo resolvido, fui bem atendida e bem tratada. Gostei do atendimento aqui no Centro de Testagem também. Tudo rápido, você agenda e vem no horário certo e é atendido sem burocracia. Marcaram 10h, cheguei aqui no horário e nesse mesmo horário fui atendida”, elogiou dona Maria.

Dona Maria de Lurdes elogiou o atendimento no CT da Beira Mar

No Centro de Testagem, de acordo com avaliação, é possível realizar testes do tipo sorologia, teste rápido, RT-PCR e o teste antígeno. Com um público-alvo específico, o equipamento dá suporte a quem trabalha na linha de frente da assistência aos pacientes e aos doentes crônicos, que têm maior chance de agravar caso venham a ter a doença.

“O equipamento segue como uma importante e necessária ferramenta. Aqui também orientamos a população sobre as medidas preventivas para conter a transmissão e ampliar o cuidado com o outro”, contou Lícia Dourado Trinta, coordenadora do Centro de Testagem Beira-Mar.

Os profissionais da saúde e da segurança e pessoas com doenças crônicas podem agendar o atendimento no Centro de Testagem pelo aplicativo PROCON MA, no site do Procon (www.procon.ma.gov.br) ou pelo Disque Saúde (3190-9091). Pessoas com doenças crônicas precisam apresentar laudo ou documento que comprove a doença.

Daucyana Castro