1 de junho de 2016

CEMESP orienta sobre formas de controlar a glicemia

cemesp diabetesNa última terça feira, 31, o CEMESP realizou uma atividade educativa com pacientes atendidos no Centro e que integram o programa de dispensação de insulinas análogas do Estado. “o objetivo é orientar os pacientes sobre as formas de controlar a glicemia reduzindo os índices de comorbidades e otimizando os indicadores de saúde  relacionados ao diabetes”, explicou a diretora técnica do CEMESP,  Lícia Warwick Dourado Trinta.

A ação, que é contínua, faz parte das atividades do Programa de Educação em Diabetes do Estado do Maranhão, coordenado pela endocrinologista Fernanda Costa Thomé, com a assessoria técnica da psicóloga e educadora em diabetes Gardênia Santos, do nutricionista Gabriel Oliveira e da enfermeira Fernanda Teixeira.

De acordo com a  Portaria Nº 2.583, do Ministério da Saúde os pacientes portadores de diabetes mellitus, que tem acesso a medicamentos por meio do SUS devem estar vinculados ao Programa de Educação em Diabetes, por meio do qual participarão e se informarão sobre o cuidado clínico, incluindo a promoção da saúde, o gerenciamento do cuidado e as atualizações técnicas relativas a diabetes mellitus, por meio de ações promovidas pela unidade de saúde.

Daucyana Castro