12 de novembro de 2019

CEM Diamante realiza vasta programação no Dia Mundial do Diabetes

No Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta terça-feira, 12 de novembro, ações foram realizadas no Centro de Especialidades Médicas no Diamante, na região central da capital São Luís, unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

A programação que ocorreu durante todo o dia, pela manhã das 8h às 12h, e a tarde das 13h às 17h, contou com a distribuição de frutas e a conscientização para a importância de uma alimentação saudável, assim como a prática de atividades físicas para evitar a diabetes e outras complicações ocasionadas pela doença.

Orientações nutricionais, aferição da pressão, teste de glicemia, os trabalhos relacionados ao pé diabético, para manter esta parte do corpo higienizada e saudável e consequentemente evitar amputações de membros. Por mês no CEM Diamante são realizados 900 Curativos em pés. Ainda na unidade referência no estado na assistência a pessoas com diabetes são realizados em média 800 atendimentos com endocrinologistas por mês. Outros 850 atendimentos mensais com clínico especializado. E 800 pacientes atendidos com distribuição de insulina.

Em todo o mundo são milhões de pessoas que sofrem com o diabetes. A doença que muitas vezes se manifesta de forma silenciosa. Por isso da importância de sempre procurar auxílio médico para diagnóstico.

Eduardo Ericeira