4 de abril de 2023

Centro TEA promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Por: Samir Aranha

Fotos: Adeta Holanda

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) consolida assistência em saúde no Centro TEA. O equipamento, que é parte integrante do Centro Especializado de Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER II), iniciou, nesta segunda-feira (3), uma ampla programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril.

Reunindo pais, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e membros da equipe multidisciplinar, a ação contou com um auto de páscoa encenado por crianças atendidas pelo setor convencional da Unidade, seguida por uma mesa redonda com o tema: “Desafios e avanços nos direitos da pessoa autista” e um momento de sensibilização pelo depoimento de pais de crianças já atendidas pelo Centro TEA.

“Nesta data precisamos lembrar e comemorar todos os avanços no tratamento multidisciplinar da pessoa com TEA, lembrando que nossa grande missão é possibilitar o máximo de estratégias que possibilitem à criança se tornar um adulto funcional e com determinado grau de autonomia”, a diretora-administrativa do Centro TEA, Eugênia Furtado.

A psiquiatra da infância Diessika Halvantzis reforça a necessidade do atendimento precoce como fundamental para o desenvolvimento da criança com TEA. “Um diferencial do Centro TEA no serviço público é ofertar atendimento completo desde a primeira infância, aos primeiros sinais identificados, conforme preconizado pelos estudos mais recentes. Isso possibilita intervenções em momentos adequados e avanços que muitas vezes não são possíveis ou se tornam mais difíceis com o passar do tempo”, comentou.

Thais Paiva, de 30 anos, não conteve a emoção durante a encenação de páscoa. Seu filho Eliézer, de 9 anos, atuou no papel de Jesus. “É gratificante observar o desenvolvimento do meu filho. Mesmo com todas as dificuldades, momentos como este, com ele interagindo e participando de uma peça aqui no Centro TEA trazem esperança ao coração. Todo momento hoje vejo como uma vitória”, disse.

No mesmo sentido, Alex Vasconcelos, de 48 anos, trouxe em seu momento de fala sobre o papel de pai de menina autista, o imenso agradecimento ao acompanhamento que sua filha Iara Beatriz, hoje com 14 anos, teve no Centro TEA. “Sinto uma imensa gratidão por todos que compõem este local. Os desafios são imensos e diários, mas muito do que alcançamos devemos ao atendimento que recebemos durante 3 anos aqui no Centro TEA”, destacou.

Mais atividades

Ainda em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Centro TEA promove nesta terça-feira (4), uma mobilização externa com stand no Shopping Rio Anil, a fim de promover a sensibilização da população, além de mostrar o protagonismo das pessoas autistas para a comunidade de forma geral.

Na quarta (5), a equipe do Centro TEA promoverá uma manhã especial de atividades para as crianças atendidas, que incluirá uma visita ao Shopping da Criança.

Centro TEA

A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), é pioneira nacionalmente na saúde pública, ao reunir todas as fases do acompanhamento multidisciplinar a crianças com Transtorno do Espectro Autista no mesmo espaço, garantindo maior agilidade e conforto aos pais e tutores das crianças.

O espaço conta com sala multidisciplinar, sala de grupo terapêutico, consultórios multidisciplinares, sala de atividades em grupo, sala de avaliação e acompanhamento familiar. Possui ainda o setor de oficinas terapêuticas que oferece jardinagem, arterapia, musicoterapia e atividade física. Além de contar com o setor ABA, composto por sete cabines de atendimento individual e sala de grupo terapêutico ABA.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira