16 de dezembro de 2019

Casa de Apoio do Hospital de Câncer comemora dois anos de funcionamento com mais de 11 mil atendimentos

Decoração especial. Música. Homenagens. Desta forma pacientes, familiares e profissionais comemoraram o segundo ano de funcionamento da Casa de Apoio ao Hospital de Câncer do Maranhão. Desde a inauguração até o dia 30 de novembro deste ano, a Casa de Apoio registrou 11.767 atendimentos, dos pacientes e acompanhantes em acolhimento. A equipe multiprofissional é formada por terapeuta ocupacional, assistente social e psicólogo.

“É uma satisfação muito grande poder fazer esse acolhimento humanizado para o paciente em tratamento de câncer, porque antes não tínhamos essa referência. A Casa de Apoio veio para somar”, afirmou a superintendente de Acompanhamento à Rede de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar.

A Casa de Apoio possui, atualmente, 26 leitos em 10 quartos – quando foi entregue eram 21 leitos. Todos os leitos ficam no andar térreo para facilitar a acessibilidade de pacientes. A estrutura conta com refeitório, área de vivência, cozinha, banheiros, sala de TV, sala de leitura, sala de estar e área administrativa.

“Eu uso a Casa de Apoio desde que ela inaugurou. Não sei o que seria de mim se não tivesse tido esse apoio tão importante”, afirmou Antônia Leite Pereira Nascimento, de 56 anos, moradora de Vitorino Freire. Os usuários da Casa contam com seis refeições diárias.

“A função da casa é proporcionar acolhimento para pacientes portadores de câncer, juntamente com seus acompanhantes. São pessoas vindas do interior que necessitam do tratamento oferecido e não teriam onde ficar se não fosse o apoio irrestrito do Governo do Estado. Hoje temos uma estrutura para acolher os pacientes e acompanhantes a fim de trabalhar os vários projetos terapêuticos para ajudar nesse tratamento ofertado por essa equipe multidisciplinar”, afirmou a diretora do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Flávia Lustosa.

Inaugurada pelo governador Flávio Dino no dia 13 de dezembro de 2017, a Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é uma estrutura de suporte a pacientes e acompanhantes da unidade referência para o tratamento da doença no estado. Localizado na Madre Deus, em São Luís, o imóvel tem área total de 1.630m² e 938m² de área construída.

“Os números mostram que a cada ano estamos alcançando cada vez mais maranhenses. Nestes dois anos realizamos mais de 11 mil atendimentos. A Casa de Apoio já deu certo. A tendência é que em 2020 seja ainda melhor. E é esse o propósito da Casa de Apoio, acolher aqueles que precisam”, afirmou o coordenador da Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão, Paulo Henrique Silva Ferreira.

As ações e atividades para complementar o atendimento do Hospital de Câncer acontecem no turno da manhã de segunda a sexta-feira. Um dos projetos é o Lapidando Sonhos, que é realizado semanalmente e inclui atividades como artesanato, oficina gastronômica, entre outros.

O Projeto Horta Medicinal, por sua vez, é desenvolvido pela terapeuta ocupacional da Casa e incentiva os usuários a ocuparem o tempo livre da tarde cuidando de duas hortas construídas na frente da residência.

Como no local também funcionam duas salas de aula e a coordenação da Residência Multiprofissional em oncologia, a equipe desenvolve o Projeto Educação em Saúde, no qual mensalmente são realizadas palestras envolvendo dicas de prevenção e cuidado com a saúde.

É realizado ainda, mensalmente, o Clube do Livro com o auxílio de um voluntário, que reúne os usuários da Casa para discutir alguma temática de algum livro previamente definido.

FONTE: Governo do Estado

Eduardo Ericeira