4 de julho de 2016

Casa da Gestante de Imperatriz será entregue em julho

Já está em fase de conclusão as obras da Casa da Gestante de Imperatriz, que será um ponto de apoio para receber as gestantes da Região Tocantina, a ser entregue na ocasião do aniversário da cidade, em meados de julho. O equipamento, todo estruturado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), se chamará Dra. Eimar de Andrade Melo, em homenagem a medica imperatrizense, que fez história na cidade.

“A Casa da Gestante, que passará a ser chamada de Casa da gestante Dra. Eimar de Andrade Melo, é um ponto de apoio para acolhimento das gestantes de Imperatriz e Região Tocantina. No local, elas receberão toda assistência com conforto, dignidade, tanto para a manutenção de hospedagem, quanto para o atendimento na área médica, de pronto socorro, de modo que as mulheres grávidas sejam tratadas dignamente, melhorando ainda mais o atendimento na integração que existe com o Hospital Materno Infantil, numa demonstração de respeito à todas mulheres grávidas”, pontuou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

O Governo do Estado está adaptando o antigo prédio da Unidade Regional de Educação, próximo à Câmara Municipal, para a Casa da Gestante. O local contará com uma estrutura de 20 leitos, copa, administração, estacionamento, recepção, auditório e área de vivência. Serão atendidos casos de gravidez de baixo risco, que contarão com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O objetivo é dar toda a assistência necessária às mulheres, desde o planejamento familiar.  Os casos mais complicados continuarão sendo recebidos pelo Hospital Regional Materno Infantil (HRMI).

De acordo com o diretor do HRMI, Reginaldo Nascimento Batista, atualmente mais de 600 mulheres da região são atendidas por mês, com a Casa, o atendimento será melhor distribuído. “Não será um ambiente hospitalar. Nossa maternidade era para atender só de alto risco, mas hoje atendemos a todas porque não há um local com suporte para atender. Então, essa iniciativa vai melhorar muito o atendimento as grávidas da região”, informou Reinaldo Batista.

A intenção é inaugurar o novo espaço médico no dia 16 de julho, aniversário de Imperatriz.

Dra. Eimar de Andrade Melo

Como sugestão do secretário de Clayton Noleto e do deputado estadual Marco Aurélio, o governador Flávio Dino decidiu nomear a Casa da Gestante de Casa Dra. Eimar de Andrade Melo, que foi uma das pioneiras da medicina de Imperatriz e Região Tocantina.  Médica obstetra, ela se notabilizou pela seriedade e comprometimento no trabalho e vida social. Foi atuante na definição de políticas públicas na área da saúde e pela difusão da ciência médica como instrumento de melhoria da qualidade de vida.