25 de agosto de 2017

Caravana discute estratégias para o desenvolvimento empresarial em Pedreiras

Caravana levou aos empresários de Pedreiras informações e serviços importantes para o desenvolvimento do comércio local. Foto: Nael Reis/Secap

Uma extensa programação, com debates, discussões e oferta de serviços, foi realizada em Pedreiras durante a 12ª edição da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, nesta terça (22) e quarta-feira (23). Foram dois dias em que representantes de órgãos e secretarias estiveram no município para ouvir pleitos e apresentar os programas e ações do Governo do Estado que impulsionam o empreendedorismo local e estreitando a relação entre o Estado e empresários.

“Centenas de pessoas estiveram presente na abertura, muitos empresários e microempreendedores individuais, e foi um dia cheio de trabalho e debate franco, aberto e democrático entre os secretários de empresários e também com o prefeito e equipe do município, estreitando o elo entre o Governo do Estado, empresários e o poder público municipal”, destacou o secretaria de Estado de Governo, Antônio Nunes, ao fazer o balanço do evento.

Com mais de duas mil empresas registradas, Pedreiras tem forte atuação no setor e a grande participação do público comprova o interesse em encontrar, de forma conjunta, estratégias para superação da crise econômica vigente no país. “Foi um debate muito profícuo. Pedreiras surpreendeu, aqui nós colhemos informações, críticas e sugestões e acima de tudo, podemos dar explicações valiosas para a classe empreendedora que saiu satisfeita de todas as reuniões que tivemos aqui”, pontuou o secretários de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

Na agenda, a comitiva de secretários reuniu com a Associação Comercial de Pedreiras, com o prefeito da cidade, Antonio França, e fez a visita ao comércios locais. Na noite de terça, na abertura oficial do evento, os representantes do Governo apresentaram os programas e iniciativas de cada pasta quem podem fortalecer os negócios.

O prefeito Antônio França destacou a importância de ter a visita na cidade de uma equipe técnica preparada para orientar os empresários em possíveis dúvidas e para dar suporte ao setor.

Serviços

Durante todo a quarta-feira foram oferecidos serviços diversos. A Junta Comercial do Maranhão (Jucema) disponibilizar informações para simplificar serviços relacionados ao registro de empresas. Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) prestou apoio ao licenciamento ambiental, explicando os procedimentos para aquisição e acompanhamento da expedição do documento. O empresariado pôde obter mais informações e se inscrever em importantes programas do Governo. Entre estes, o ‘Maranhão Juros Zero’, onde a gestão faz convênio com entidade financeira para conceder crédito de até R$ 20 mil sem juros; ‘Mais Empresas’, que concede redução da carga tributária ao empresário que deseja instalar ou ampliar seu negócio; ‘Maranhão Mais Produtivo’, que oportuniza às micro e pequenas empresas instaladas no Maranhão, facilitando o acesso a novos mercados); e o ‘Mais Empregos’, onde, a cada novo emprego gerado, o Governo concede crédito de R$ 500 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Também esteve presente no evento o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), realizando atendimento e palestras.

O secretário de Estado de Fazendo, Marcellus Ribeiro, conta que explicações e orientações sobre tributação e taxas de juros se insere como ponto importante dos debates com os empresários. “É um momento de crise econômica e a tributação passa a ser muito debatida porque ela representa um custo para a atividade empresarial. Ao mesmo tempo é uma solução, porque permite o investimento público e nós temos tentando diminuir esses custos, com linhas de incentivo ao contribuinte, que possam gerar emprego e renda e diminuir os efeitos da crise econômica”, pontuou.

Dono de uma empresa de gesso em Pedreiras, Antonio Gonçalves acompanhou toda a programação da Caravana e disse que muitas informações foram apreendidas ao longo dos dois que impulsionarão os negócios. “Eu participei da palestra, mais como curioso. E agora vim atraído pelo programa Juros Zero e acabei descobrindo mais programas que farão meu negócio crescer mais, como o Mais Emprego. Estou muito satisfeito”, relatou.