7 de fevereiro de 2020

Candidatos dos programas de residência médica e multiprofissional já podem consultar resultado do seletivo

Novos residentes ingressão efetivamente nos programas no dia 2 de março

A lista preliminar dos aprovados nos programas de Residência Médica e Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi divulgada na sexta-feira (7), no site da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que realizou o processo seletivo por meio do Acordo de Cooperação Técnica. Após esta primeira lista (veja aqui), haverá o período de recurso, e o resultado final será publicado no dia 14 deste mês.

Para este ano, foram ofertadas 34 vagas para residência médica e 24 para o programa de residência multiprofissional. 

De acordo com Leandro Marques da Silva, chefe dos programas das Residências Multiprofissionais da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), os novos residentes ingressarão, efetivamente, nos programas no dia 2 de março – o dia 1º, data preconizada pelo Ministério da Educação para início dos programas, é um domingo. A solenidade de acolhimento acontece dia 28.

“Iremos entregar os crachás, os jalecos padronizados, os regimentos internos dos programas para que eles saibam quais são as normativas, os direitos e deveres, o que caracteriza cada programa. E vai ser uma oportunidade de conhecer os seus coordenadores”, destacou.

No Programa de Residência Médica, as vagas foram distribuídas da seguinte forma: cinco para o Programa de Clínica Médica, nove para Cirurgia Geral; duas vagas para Dermatologia, uma para Urologia, no Hospital Dr. Carlos Macieira; cinco para Psiquiatria, no Hospital Nina Rodrigues; duas para Cancerologia Cirúrgica, no Hospital de Câncer do Maranhão; uma para Ortopedia e Traumatologia, no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO); cinco para o Programa de Pediatria, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos; duas para Ginecologia e Obstetrícia, na Maternidade Carmosina Coutinho, em Caxias, e duas para Clínica Médica, no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão.

Para o Programa de Residência Multiprofissional, foram 10 vagas para Oncologia, no Hospital de Câncer do Maranhão; oito para o Programa de Terapia Intensiva Adulto, no Hospital Dr. Carlos Macieira, e seis para o Programa de Neonatologia, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos.

Segundo Leandro Marques da Silva, desde 2015, houve ampliação dos programas, entre os quais Pediatria, Urologia, Dermatologia, em São Luís, e Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia em Caxias.

“Não tínhamos a Residência Multiprofissional até então na rede estadual de Saúde, apenas no Hospital Universitário, que é um ente federal. Em 2018, teve a proposição de três programas de Residência Multiprofissional e houve êxito via Ministério da Educação, no qual foram aprovados três grandes programas, que são nossos programas atuais: Atenção em Oncologia, Atenção em Terapia Intensiva Adulto e Atenção em Neonatologia”, acrescentou. 

Os novos residentes terão a oportunidade de participar de um processo de imersão, dentro dos cenários de prática das residências, e, com isso, desenvolver habilidades e competências necessárias para realizar uma assistência resolutiva e de qualidade.

Após a divulgação do resultado final, os novos residentes deverão comparecer à Emserh, no período de 17 a 21 de fevereiro, para realizar a matrícula. Eles cumprirão carga horária de 60 horas semanais, totalizando 5.720 horas em um período de 24 meses. 

Desde 2009, quando foi iniciado o Programa de Residência Médica, já foram formados 101 profissionais, sendo 50 em Cirurgia Geral, 20 em Psiquiatria, 25 em Clínica Médica, três em Ortopedia, dois em Pediatria e um em Cirurgia do Aparelho Digestivo. Já no Programa de Residência Multiprofissional, a primeira turma de 16 residentes, iniciada em 2018, será formada no mês de março.

Eduardo Ericeira