7 de julho de 2016

Campanha de doação de sangue do Hospital Regional de Caxias abastece hemocentro da região

Foto Divulgação - Caravana de Governador Luis Rocha levou mais de 20 pessoas doar sangueDurante toda a quarta-feira, 6, caravanas de 12 cidades atendidas pelo Hospital Regional de Caxias compareceram a sede do hospital para participar da campanha de doação de sangue para abastecer o hemocentro da região. De acordo com Jefferson Coutinho, diretor administrativo do hospital, a ação surgiu da necessidade de incentivar a população a tornarem-se doadores regulares. “Aqui em Caxias já temos um bom número de doadores regulares, mas para a demanda do hospital que é altíssima, porque atende toda a região, não era suficiente. Então resolvemos mobilizar a população de 12 municípios da regional junto com as secretarias de saúde dessas cidades para formarem caravanas e trazer doadores para abastecer nosso hemocentro”, explicou.

Para Mirelle Sousa, que chegou junto com a caravana da cidade de Buriti, além da importância, a doação de sangue traz satisfação. “Pra mim, a maior importância é o fato de saber que o sangue que a gente está doando vai beneficiar e até salvar vidas”, disse.  Geovane Pimentel, do município de São Benedito do Maranhão, aproveitou a ação para retribuir a ajuda que recebeu em um momento de necessidade. “Há uns seis meses, minha esposa precisou de sangue e pudemos contar com um doador. Agora eu estou aqui para retribuir, porque eu sei que alguém pode precisar. É um ato de amor e caridade com o próximo”, contou.

b66f1f70-889a-4032-932e-05601a48e6c9Para o diretor da Hemomar de Caxias, Marcos Lobão, parcerias como está contribuem para a conscientização da população sobre a doação de sangue. “Parcerias como essas são importantíssimas, porque visam conscientizar as pessoas, principalmente dos municípios próximos de Caxias que são todos atendidos pelo hospital e pela Hemomar. Então, promover campanhas que chamem mais pessoas, principalmente de fora de Caxias, para doar é essencial, já que a nossa demanda é crescente”, explicou.

De acordo com a supervisora de leitos do Hospital Regional de Caxias, Cláudia Coutinho, com a ação, foram arrecadadas 101 bolsas de sangue, que servirão principalmente para as cirurgias eletivas, que são as de maior demanda no hospital. Esta foi a primeira vez que o hospital promoveu uma campanha de doação de sangue. Uma segunda campanha já está pré-agendada para o mês de outubro.