Campanha “Corrente de gentileza” chega às unidades de saúde do estado

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Um projeto desenvolvido pela equipe de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) chama atenção para a importância do atendimento ao próximo, as boas relações no ambiente de trabalho e as relações interpessoais como um todo. A campanha “Corrente de Gentileza” destaca a necessidade de respeitar o próximo e conta com o apoio do Núcleo de Comunicação e Marketing da empresa.

Lançada dia 29 de novembro, na sede da EMSERH, a campanha chegou agora às unidades de Saúde do Estado atendidas pela rede EMSERH, dividindo-se em dias temáticos: “Boa Ação”, “Dia do Elogio”, “Dia do Carinho”. Cada tema foi trabalhado a partir de pequenos gestos nos setores da sede.

“A proposta é estimular as pessoas a praticar a gentileza no trânsito, no trabalho, na escola, para preservar as boas relações e evitar conflitos cotidianos”, explica a gerente substituta da Gerência de Qualidade da EMSERH, Camila Torres, acrescentando que o impacto foi extremamente positivo, considerando as reações de cada colaborador.

A "Corrente da gentileza" foi idealizada pelo setor de Qualidade da EMSERH

A “Corrente da gentileza” foi idealizado pelo setor de Qualidade da EMSERH

A campanha passou pelas unidades de saúde de São Luís, como PAM, CEMESP, Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, Ambulatório e Hospital Vila Luizão, UPA Bacanga, UPA Parque Vitória, UPA e CEM Cidade Operária, UPA e CEM Vinhais, UPA Araçagy.  A equipe ofertou ajuda, em especial aos colaboradores dos estabelecimentos, realizando a chamada dos pacientes para atendimento, auxiliando nas atividades do arquivo e da recepção, oferecendo água e café aos profissionais, entre outras ações.

Segundo Camila Torres, a equipe fomenta ações de humanização nas unidades gerenciadas pela EMSERH e o estabelecimento dos Grupos de Trabalho de Humanização, em busca de um atendimento de qualidade e mais humanizado. A ideia é sensibilizar todos os colaboradores da saúde sobre a importância do desenvolvimento de ações dessa natureza com foco nos usuários e nos próprios colaboradores.

A Gerência de Qualidade da EMSERH informou que, apesar da realização de treinamentos específicos sobre humanização dos cuidados em saúde, entendeu-se como necessária a demonstração prática das inúmeras possibilidades de abordar o tema. Isto desde ações macro até micro, que não necessitam de grandes recursos materiais para execução. Com base nisso, pensou-se no projeto denominado “Corrente de Gentileza” para demonstrar como é possível sensibilizar pessoas com pequenos gestos, com ações corriqueiras, mas muitas vezes negligenciadas em detrimento dos aspectos técnicos, o que em muito dificulta o vínculo do usuário com os profissionais que o assistem.

Pausa – Este ano, o encerramento das atividades aconteceu no dia 12 de dezembro, passando para a etapa seguinte, com previsão de início para o primeiro bimestre de 2018, com a composição e efetivação dos Grupos de Trabalho de Humanização.

“O regimento dos referidos grupos já está redigido e será submetido à aprovação. Cada unidade será responsável pela composição dos grupos, como o intuito de reunir-se periodicamente para planejar e organizar a execução das ações de humanização”, finalizou Camila Torres.

Fonte: Comunicação e Marketing EMSERH