19 de maio de 2023

Banco de leite da Maternidade de Alto Risco é referência na Região Tocantina

Texto: Vanessa Ribeiro

Para incentivar a prática da doação de leite humano e debater sobre a importância deste ato e do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, nesta sexta-feira (19), é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Especialistas destacam os inúmeros benefícios que estão relacionados a esta prática, já que o alimento possui todos os nutrientes que o bebê precisa até o sexto mês de vida e é um dos principais aliados na redução da mortalidade infantil. 

Durante toda a semana do dia 19 de maio, é também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano. Em Imperatriz, a Maternidade de Alto Risco (MARI), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), conta com um banco de leite, que beneficia em média 95 recém-nascidos por mês. 

Para atender essa demanda, são necessários 180 litros de leite humano por mês, no entanto, a média de doação tem ficado aquém, apenas 49 litros mensais. A coordenadora do banco de leite da MARI, Fabiana Galeno, destaca que inúmeros fatores podem fazer uma mãe não conseguir amamentar, sobretudo aquelas cujos filhos nasceram prematuros e ficam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não realizando o estímulo natural a amamentação, por isso, o ato de doar leite humano se torna ainda mais importante.

“Auxiliar essas mães, trazer uma tranquilidade a elas, já que nesse momento não consegue amamentar, alimentar seu filho. O primeiro alimento que o bebê deve receber é o leite materno de preferência o da sua mãe, mas na impossibilidade disso, o leite de uma doadora é, sem dúvidas, o melhor alimento para ele, muito mais benéfico em termos nutricionais, do que uma fórmula láctea”, ressaltou.

O banco de leite da MARI funciona, das 7h às 19h, todos os dias da semana. Lá as mães que estão com dificuldade para amamentar recebem orientações em relação a posição e pega correta, e também sobre a importância do aleitamento exclusivo. Além disso, as doadoras são orientadas sobre a forma correta da coleta e armazenamento do leite. O número de telefone do banco de leite da MARI é (99) 3524-4518.

A técnica de enfermagem, Elisama Soledade, de 27 anos, é mãe de um bebê de cinco meses. Como o leite que produz é suficiente para alimentar seu filho e ainda sobra, decidiu procurar o banco de leite da MARI para doar e ajudar outros bebês. “Tenho bastante leite e acho muito importante poder ajudar os bebês que estão na UTI e necessitam desse alimento”, pontuou.


Doação 

A doação de leite humano tem inúmeros benefícios, alimenta bebês prematuros ou de baixo peso que estão internados e tranquiliza suas mães, por saberem que seus filhos estão sendo bem alimentados e, ainda, ajuda mães que têm excesso de leite, pois evita a mastite, inflamação nos ductos de leite nos seios.

Para doar, a lactante deve ser saudável e não fazer uso de medicamentos que impeçam a doação. A coleta pode ser feita em casa e o leite armazenado em frasco de vidro com tampa de plástico, pode ser congelado por até 15 dias.  Cada pote de 300ml de leite materno humano pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia.

Eduardo Ericeira