16 de fevereiro de 2023

Bailinhos de Carnaval animam pacientes do CER Olho d’Água e Centro TEA

Por Eduardo Ericeira e Vanessa Ribeiro

Fotos Adeta Holanda

Muita animação, descontração e alegria marcaram o Bloquinho do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção de Saúde (CER Olho d’Água), que deu a largada na programação alusiva ao Carnaval na unidade de saúde. Pacientes que fazem acompanhamento no CER e no Centro TEA se uniram em uma grande festa, nesta terça (14) e quarta (15). 

No primeiro dia, a animação ficou por conta da banda dos Bombeiros e do Bloco Ipê Folia, composto pelos idosos que fazem atividades no CER, que percorreu todo o prédio espalhando muita alegria. O aposentado Hermínio Ribeiro, de 75 anos, faz atividades no CER do Olho d’Água há quase um ano. Ele foi o responsável por abrir o bailinho na terça (14) com suas composições em ritmo de samba. “Eu gosto demais daqui, faço alongamento e hidroginástica, além de encontrar pessoas amigas. Hoje estamos todos muito animados”, disse. 

Ainda como parte da programação, oficina para confecção de máscaras com as crianças do Centro TEA e concurso de fantasia. A pequena Maria Eduarda, de 7 anos, que tem o diagnóstico do espectro autista e faz tratamento no Centro TEA há quase um ano, não perdeu a oportunidade e vestiu uma bela fantasia. A mãe, Nara Costa, destaca a importância do Centro TEA na vida da filha. “Minha filha se desenvolveu muito depois que começou a fazer terapia e vem progredindo a cada dia mais. Hoje ela está bem animada aqui para o bailinho porque gosta de interagir, de brincar e gosta muito de Carnaval. Para ela é um momento único”, afirmou.

A diretora administrativa do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Furtado, ressalta que não é apenas uma festa de Carnaval. É a oportunidade de todos colocarem em prática os ensinamentos e vivam as experiências trabalhadas durante a terapia, como inserção social, adequação em ambientes novos, com outras pessoas e sons diferentes.

“Durante essas atividades a gente trabalha componentes como interação social, como trabalhar a memória através de marchinhas, que vão resgatar nesses idosos acontecimentos passados. Trabalha ainda a desinibição deles, para que se tornem mais interativos e se relacionem mais. Esses momentos de convívio social são de grande valia para todos”, frisou. 

Nesta quarta (15), a animação ficou por conta da banda da Guarda Municipal, com marchinhas já tradicionais do período carnavalesco e músicas da cultura maranhense. “Saber que podemos viver bem, com alegria e saúde a cada dia; isso que é importante. Aqui é uma casa que nos acolhe com carinho e amor. Com esse baile então, é só felicidade, eu sou feliz eternamente”, enalteceu Edileuza Cardoso de Araújo, paciente do CER Olho d’Água. 

Quem também participou da festa foi a autônoma Paloma Alvarez, mãe das gêmeas Lunna e Anabelle Alvarez, de 8 anos de idade. “A Lunna faz tratamento desde outubro do ano passado e eu percebo uma grande evolução. Os profissionais do Centro TEA têm, além do comprometimento com o trabalho, o carinho com as crianças, não é só o tratamento em si, é o acolhimento, e eu vejo essa preocupação por parte dos profissionais para que a criança possa se tornar cada vez mais independente. Momento de suma importância porque garante a interação, todos aqui se olham diariamente, então a criança interagir com outras famílias é fundamental. É um momento de festa, alegria, mas também de troca de ideias e experiência”, ressaltou.

“Nós resolvemos trabalhar com as duas unidades para promovermos essa integração; pacientes, familiares, funcionários, para participar desse momento de vivência. São atividades que tornam todos protagonistas, autônomos, independentes, para participar das atividades de forma ativa”, explicou a diretora Administrativa do CER Olho d’Água, Lívia Macedo. 

CER Olho d’Água

O Centro de Reabilitação do Olho d’Água integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O equipamento de saúde oferta atendimento em especialidades como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, neuropediatria, nutrição, ortopedia, oftalmologia, psiquiatria, psicologia, psicopedagogia, serviço social e terapia ocupacional. Não há limite de idade para realizar tratamento no CER Olho d’Água. 

Centro TEA

Anexo do CER Olho d´Água, tem capacidade para assistência intensiva e oficinas terapêuticas de pacientes com até 12 anos de idade. Em dois turnos, profissionais atuam diariamente na assistência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira