14 de julho de 2017

Aumento de turistas no Maranhão é destacado por profissionais do setor turístico

Karin Valweser e os amigos da Bélgica, em São Luís. Foto: Handson Chagas/Secap

A estudante belga Karin Valweser e um grupo de amigos de seu país estão conhecendo o Maranhão. “Neste momento de festas locais, eles estão gostando bastante daqui”, diz. Karin e os amigos belgas estão entre os turistas responsáveis pela ocupação de 62,36% das vagas de hotéis e pousadas de São Luís durante o período de festas. O setor produtivo ligado aos negócios de turismo estima que a movimentação nos principais roteiros turísticos deve aumentar 30% até o fim da temporada.

“Só poderemos ter uma ideia mais precisa desse crescimento após o encerramento da alta temporada. Mesmo assim, com a movimentação já se percebe que é significativo, há uma procura muito maior neste ano”, afirma a presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens do Maranhão (ABAV-MA), Maria Antonieta Sá Uchoa.

Cleonice Gale: ansiosa para conhecer os Lençóis Maranhense. Foto: Handson Chagas/Secap

Para Maria Antonieta, a estratégia de divulgação promovida pelo Governo do Maranhão foi fundamental para esse crescimento. “A política de divulgação que o Governo do Maranhão está fazendo, sobretudo em feiras de turismo nacionais e internacionais, tem gerado esse efeito positivo e é o que ajuda a explicar esse crescimento que para nós é muito satisfatório”, diz.

Para o agente de turismo Antônio Reges Reis Júnior, a participação do governo no incremento do turismo maranhense vai além. “Estamos colhendo os frutos gerados pela criação do Programa Mais Cultura e Turismo, que vem garantindo um crescente interesse pelo nosso estado”, comenta.

“Opero com o turismo nos Lençóis Maranhenses. Além do interesse pelas belezas naturais, mais turistas foram atraídos em função da programação do Mais Cultura e Turismo, como os shows e a lancha cultural no Rio Preguiças. Também recepcionei visitantes no primeiro fim de semana do mês que vieram exclusivamente para aproveitar essas atrações”, explica.

Para promover os destinos turísticos do Maranhão, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) preparou estratégia focando nas festas juninas e nas férias de julho, com divulgação antecipada dos principais roteiros.

Maria Paula e Sônia Melo: museus, teatros e história. Foto: Handson Chagas/Secap

A Sectur direcionou as ações para impactar a imprensa especializada, os operadores do trade turístico e público final. Além da participação institucional nas principais feiras e eventos do país, a Secretaria investiu em campanhas de publicidade nos principais aeroportos, companhias aéreas e nos principais veículos de comunicação do mundo corporativo ligado ao turismo.

Destinos para todos os gostos 

Com a estratégia de promoção dos destinos bem sucedida, o Governo do Maranhão ampliou os investimentos em infraestrutura e na programação cultural do São João e no Mais Cultura em Turismo. Para as festas juninas, foram investidos R$ 18 milhões em mais de 80 municípios.

“Conheço boa parte do mundo e resolvi explorar o nosso próprio país que é tão plural e diverso. A escolha pelo Maranhão tem a ver com essa vontade de conhecer mais diversidade porque é um estado muito rico. Estou ansiosa para conhecer os Lençóis Maranhenses”, diz a empresária paranaense Cleonice Gale.

Já a piauiense Sônia Melo trouxe a afilhada Maria Paula Silveira para conhecer a riqueza histórica da capital maranhense. “Nós optamos por aproveitar a cidade de São Luís. Queremos ver os museus, os teatros e a riqueza histórica tão grande desta cidade”, afirma.

O aumento do turismo em São Luís, por exemplo, gerou movimentação de R$ 20 milhões somente com a movimentação financeira nos arraiais do circuito oficial da cidade. Foram mais de R$ 60 milhões movimentados durante o período no estado.

O governador Flávio Dino explica a importância de investimentos para o setor, mesmo em um momento de recessão. “O país enfrenta uma das maiores crises econômicas de sua história. Neste momento, torna-se um grande desafio construir alternativas econômicas em nosso estado, que gerem ganho de renda para as pessoas. O turismo é universalmente lembrado como uma alavanca de desenvolvimento local em momentos de crise nacional como esta”, afirma.

Karin Valweser e os amigos da Bélgica, em São Luís. Foto: Handson Chagas/Secap

Na região da Chapada das Mesas, destino turístico mais procurado na Região Sul do estado, o governo está melhorando vias de acesso à cidade de Carolina. Na semana passada, o governador Flávio Dino assinou na cidade ordem de serviço de melhoria, urbanização e pavimentação das avenidas Elias Barros, Frederico Martins e da Avenida Brasil, uma importante via de acesso ao município.

Mais segurança para turistas e moradores 

Com o aumento da movimentação nos pontos turísticos, o Governo do Maranhão também tomou providências para garantir a segurança de turistas e moradores nos principais pontos. Planejamento que tem sido notado pelos visitantes, como atesta a paraense Milvanete Cardoso dos Santos. “Desde que cheguei à cidade me sinto segura. É minha primeira vez aqui e estou encantada com as riquezas do Maranhão. Quero voltar, sim”.

Nos eventos da Programação do Mais Cultura e Turismo, no Centro Histórico da capital, são 60 policiais, além de reforço de grupamentos na Praça da Lagoa da Jansen e no Espigão Costeiro. Em Barreirinhas, 21 policiais da CPtur e do Grupo Tático reforçam a segurança com policiamento a pé, em viaturas e motos.

O comandante da Companhia Independente de Turismo, tenente-coronel José Roberto Moreira Filho, diz que a gestão estadual está investindo na segurança. “Estamos empenhados e muito mobilizados para garantir a segurança de turistas e moradores, com reforço do policiamento nos locais de programação do Mais Cultura e Turismo em São Luís e nos Lençóis Maranhenses durante todo o mês de julho”, observa.

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Daucyana Castro