4 de agosto de 2017

Agerp inaugura escritório local em Alcântara para garantir o fortalecimento da agricultura familiar

Governo inaugura escritório local da Agerp em Alcântara para atender aos agricultores e agricultoras familiares com assistência técnica. Foto: Divulgação

A cidade de Alcântara é conhecida por sua trajetória histórica e destaca-se como referência cultural e tecnológica no Maranhão. E a partir desta quarta-feira (02), passou a contar também com um reforço para as ações referentes a agricultura familiar, com a inauguração do escritório local da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), promovida pelo Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar.

O evento foi realizado em parceria com secretaria municipal de Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura e contou com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que celebra a parceria entre o Governo do Estado e o município de Alcântara. Com mais um escritório, a Agerp a desempenha a função de atender agricultores e agricultoras familiares, garantindo prestação de assistência técnica continuada e de qualidade para as famílias rurais, incluindo ainda, a aplicação de políticas públicas voltadas para o município.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, enfatizou que com mais essa ação, o governo do Estado cumpre com o compromisso de levar a todas as regiões assistência técnica para promover o desenvolvimento no Maranhão. “A reestruturação da Agerp representa o desafio e missão do governador Flávio Dino em fortalecer a agricultura familiar. Com mais esse escritório, fica claro que o governo aceitou e entendeu que a partir da agricultura familiar teremos um Estado diferente e verdadeiramente, um Maranhão de todos nós”, disse o secretário.

O presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça, explica a importância de mais esse escritório para a Agência e para o município de Alcântara, que terá 480 famílias incluídas no Plano Brasil Sem Miséria.

“Alcântara possui um grande número de povoados, conta com uma vasta concentração de população rural e os agricultores necessitavam de uma assistência técnica e extensão rural que permita acesso ao crédito, aumento da produção e geração de renda. Já é atendida pela regional da Agerp São Luís e passa a contar com mais esse apoio. E como parte das nossas ações, vamos incluir inicialmente 480 famílias locais no Plano Brasil Sem Miséria, que receberão um fomento no valor de R$ 2.400 reais para a estruturação de seus projetos produtivos”, afirmou o presidente.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, destacou que a gestão do Governador Flávio Dino está colaborando para a reconstrução da cidade e auxiliando no fortalecimento da agricultura familiar. “Com o apoio estadual e agora com a presença constante do governo por meio do escritório local da Agerp, tenho certeza que teremos grandes avanços na política de agricultura familiar, já desenvolvida pelo nosso município”, frisou o prefeito.

Após o evento de inauguração, a comitiva de governo, juntamente com a equipe municipal, realizaram uma visita a Agrovila Peru, localizada a 25 km do Centro de Alcântara. Na área de 1 hectare será instalado um campo agrícola, parceria entre governo e prefeitura, que beneficiará 8 famílias do povoado.

Comitiva de Governo e equipe do município visitam a Agrovila Peru, onde será implantado um campo agrícola irrigado. Foto: Divulgação

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o deputado estadual, Othelino Neto; o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), Raimundo Lídio; o secretário municipal de agricultura familiar, Benedito Barbosa; o chefe dos escritórios regionais da Agerp, Aldean Cavalcante; o gestor regional da Agerp São Luís, Ananias de Jesus; equipe técnica da Agerp São Luís, servidores municipais, vereadores e lideranças políticas locais.

Novos Escritórios da Agerp

A reestruturação das sedes regionais e inauguração dos escritórios locais da Agerp integram o planejamento estratégico do órgão, em reformar a estrutura física para dar condições de trabalho aos servidores e melhorar atendimento aos agricultores familiares que procuram a Agência.

Na atual gestão, iniciada em 2016 e comandada pelo presidente Júlio Cesar Mendonça, já foram reinauguradas as regionais de Itapecuru-Mirim, Barra do Corda, Zé Doca e a sede estadual em São Luís. E inaugurados os escritórios locais de Barreirinhas (atendido pela regional da AGERP de Rosário), Colinas (regional São João dos Patos), Luís Domingues (regional de Zé Doca) e Alcântara (regional São Luís). Ainda este ano, estão programas as reinaugurações dos escritórios regionais da Agerp de Caxias, Timon e Rosário, assim como a inauguração dos escritórios locais de Cururupu e Turiaçu (municípios atendidos pela regional de Pinheiro) e Grajaú (regional Barra do Corda).

A Agerp é o órgão do governo, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que atende a agricultura familiar, a pequena e a média agricultura, socializando novas tecnologias e proporcionando assistência técnica, visando à diversificação, integração e o aumento da produção no Estado, promovidos por meio dos 19 escritórios regionais, localizados nos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca.