8 de junho de 2018

Agências regionais de saúde recebem microscópios especiais para detecção de vetores de endemias

Microscópios especiais para estudo de insetos foram entregues para as 14 regionais de saúde do estado. (Foto: Julyane Galvão)

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (7), microscópios entomológicos a 14 regionais de saúde do estado – quatro já haviam sido entregues em outras ocasiões, totalizando 18 regionais beneficiadas. Os equipamentos serão usados na identificação de vetores de endemias – com especial atenção para as arboviroses (doenças transmitidas por insetos, como é o caso da Zika vírus e dengue), fortalecendo as ações do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) no estado.

Os microscópios entomológicos são aparelhos especiais para estudo de insetos e serão úteis na detecção de vetores contaminados que circulam nos municípios. “Com a descentralização do serviço, vamos poder fazer um controle de qualidade melhor e obter dados estatísticos mais relevantes. Além disso, vamos poder dar respostas mais hábeis e precisas para a população”, destacou a diretora geral do Lacen, Conceição Pinto.

Uma das vantagens apontadas para os municípios auxiliados pelas regionais é a possibilidade de se pensar estratégias de saúde mais focais e rápidas, uma vez que o tempo de análise das amostras diminuirá por ser feita na unidade regional de saúde e não mais em São Luís.

“É uma atividade de vigilância, que dá suporte para que a atenção primária execute suas ações. O diagnóstico é fundamental para que as equipes de Estratégia da Família e médicos das unidades de saúde tenham segurança nos procedimentos. Ajuda a projetar ações que precisam ser desenvolvidas”, ressaltou o secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa.

Para o gestor regional de Chapadinha, Alex Sandre Sousa Marinho, a política de equipar as regionais contribui para um trabalho mais eficaz. “Os microscópios vão acelerar o diagnóstico das arboviroses, um dos grandes males de saúde pública. Isso faz com que a regional dê uma resposta mais rápida para os municípios, contribuindo para um planejamento do combate aos mosquitos”, comentou.

Gestores regionais

A entrega dos equipamentos aconteceu durante a reunião técnica bimestral realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com as regionais. “As reuniões são agendas deliberativas e para capacitarmos ainda mais os gestores. As regionais são a SES na região, por isso precisamos estar preparados e equipados para resolver as questões junto aos municípios”, informou o coordenador das Regionais de Saúde, Aristeu Marques de Almeida.

fonte: Secretaria de Estado da Saúde(SES )