23 de dezembro de 2022

Ação em alusão ao Dezembro Vermelho é realizada no Hospital da Ilha

Nesta semana, o Hospital da Ilha, em São Luís, realizou uma ação em alusão à campanha Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids e IST. Os colaboradores da unidade receberam preservativos e participaram de uma palestra.

“O Hospital da Ilha veio trazer essa palestra que é de suma importância para a saúde da população. O nosso Dezembro Vermelho visa a prevenção de DST e Aids. A contribuição do hospital é fazer com que todos os funcionários entendam a necessidade da prevenção e a sua utilidade. A gente vem tentando fazer uma educação permanente bem fixada. Creio que esse dia tenha somado na contribuição de prevenir doenças aos nossos funcionários”, frisou o diretor administrativo do Hospital da Ilha, Bruno Ricardo.

A palestra foi ministrada pela médica Graça Viana. Entre os temas abordados, estiveram os sintomas, a doença, o tratamento, a faixa etária mais acometida e quais grupos mais atingidos. “Esse é um tema que deve ser tratado não somente no mês de dezembro, mas em todos os meses do ano. Além de ser uma doença que tem tratamento, mas não tem cura, ela afeta principalmente a parte da população que mais produz economicamente, alterando também a parte social e psicológica. É importante que as pessoas saibam que ainda existe HIV e Aids. Os jovens estão achando que isso é coisa do passado, da década de 90, que não existe mais, porém não é verdade. HIV e Aids estão aí e com registros óbitos por conta de agravantes resultantes do HIV”, disse a médica. 

A ação foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade. “Nosso objetivo aqui hoje é conscientizar os profissionais sobre a doença e abordar os sintomas, o tratamento e o diagnóstico visando a compreensão, pois quanto mais falarmos sobre os agravos melhor teremos a prevenção e evitaremos a ocorrência desses diagnósticos”, informou a coordenadora do NEP, Juliane Leão Pereira da Silva.

A técnica em segurança do trabalho, Josimara Pinto Gomes, de 42 anos, participou da ação e aprovou a iniciativa. “Achei de suma importância a iniciativa da palestra porque conhecimento nunca é demais”, afirmou Josimara.

Daucyana Castro