10 de abril de 2017

Ação educativa do Detran alerta sobre Segurança no Trânsito na Semana Santa

Ações de Educação para o Trânsito na Avenida Litorânea, em São Luís. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou mais uma ação educativa na manhã deste domingo (9). Dessa vez a equipe da Educação para o Trânsito esteve na Avenida Litorânea para alertar as pessoas que pretendem viajar de carro no feriado da Semana Santa. Os dez educadores do Detran-MA distribuíram panfletos educativos e conversaram com os frequentadores da Litorânea sobre os cuidados que se deve ter para evitar acidentes e promover um trânsito seguro.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, o número de acidentes em feriados prolongados como a Semana Santa costuma aumentar significativamente. Por isso, além de alertar sobre os perigos do consumo do álcool antes de dirigir, os educadores do Detran-MA também chamaram a atenção daqueles que pretendem viajar nesse período da Semana Santa. A ação também contou com a presença da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRv Ind.). Para o Sargento Erinaldo, esse é um momento de conscientização. “Nós estamos aqui mostrando para essas pessoas que quando a gente faz uma fiscalização, por exemplo, e tira um condutor embriagado do volante, nós estamos salvando vidas. Mas melhor seria se todos dirigissem de maneira responsável. Isso salvaria muito mais vidas”, declarou o sargento.

Dona Lurdes é funcionária pública aposentada, e estava na praia com seus netos. Ela está planejando viajar à Teresina na Semana Santa para rever seus parentes. “Eu não dirijo. É meu marido que dirige quando a gente viaja. Eu vou mostrar esses panfletos para ele. Deus é que nos protege, mas a gente também tem que fazer nossa parte. Quem sabe se não foi Ele que enviou vocês aqui hoje para alertar a gente, nè?”, afirmou bem humorada.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do  Detran-MA, Rosetânia de Farias, participa pessoalmente de muitas ações educativas. Para ela a vida é mais importante que qualquer bem material que se possa perder em um acidente de trânsito. “A gente sabe que hoje as multas são altíssimas, e que boa parte dos acidentes na estrada acabam com perda total dos veículos. Porém, mais importante que o prejuízo de uma multa ou a perda de um veículo, é a vida das pessoas”, declarou a coordenadora.

RESULTADOS POSITIVOS

As ações educativas promovidas pelo Detran-MA têm mostrado resultados significativos. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), apontam que o Maranhão registrou, no ano de 2016, uma redução de 30% na quantidade de acidentes de trânsito, em comparação com o ano anterior. E, recentemente, no período carnavalesco de 2017 houve uma redução de cerca de 64% nos casos alcoolemia infração, em relação ao ano de 2016.Esses dados apontam para uma maior consciência do condutor sobre os riscos de dirigir embriagado. É, sem dúvida, o resultado positivo de ações como a que ocorreu neste domingo na Litorânea.

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Com Avança Mais Saúde no Jardim Tropical, Governo realiza mais de mil atendimentos em São José de Ribamar

Fotos: Adeta Holanda O Programa Avança Mais Saúde deste fim de semana contemplou, mais uma vez, os moradores de São [...]

População aprova serviço de testagem para a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda O Governo do Estado ampliou, na última semana, o público do Centro de Testagem para a Covid-19, [...]

Com redução da idade, cresce procura pela quarta dose da vacina contra a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda No Maranhão, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo oferecida para quem tem [...]