10 de maio de 2022

Abertas inscrições para preceptoria e tutoria de Residências Multiprofissionais

Por Vanessa Ribeiro

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), divulgou edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Preceptores e Tutores dos programas de Residência Multiprofissional – Atenção em Oncologia, Atenção em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Atenção em Neonatologia da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão.

As inscrições poderão ser feitas no período de 10 de maio até às 23h59 do dia 17 de maio de 2022. “O seletivo para preceptores e tutores é uma excelente oportunidade para os profissionais da saúde contribuírem com a qualificação dos recursos humanos, a fim de atender às demandas do SUS, bem como favorecer a consolidação dos seus princípios”, destacou Fernanda Lima, gerente de Residências e Ensino em Saúde da EMSERH.

Para concorrer a uma das vagas de Preceptores, o candidato deve observar os seguintes requisitos: Possuir diploma de graduação que o habilite para a função pretendida, fornecido por instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC; Possuir formação mínima de Especialista, com comprovação da titulação; Ter experiência mínima comprovada de seis meses na respectiva área de atenção do programa de Residência pleiteado; Ter disponibilidade de carga horária mínima de 20 horas presenciais semanais; Estar regularmente inscrito nos Conselhos Regionais respectivos da sua classe e com anuidade em dia.

Já os candidatos que desejam concorrer às vagas de Tutores, devem possuir diploma de graduação que o habilite para a função pretendida, fornecido por Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC; Possuir formação mínima de Mestre, com comprovação da titulação; Ter experiência mínima comprovada de um ano na docência; Ter disponibilidade de carga horária mínima de 10 horas presenciais semanais e 10 horas em regime de educação à distância (EAD); Estar regularmente inscrito nos Conselhos Regionais respectivos da sua classe e com anuidade em dia.

Serão ofertadas vagas para preceptoria de Farmácia, Serviço Social e Enfermagem para o programa de Atenção em Oncologia; Preceptoria de Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem para o Programa de Atenção em Neonatologia e Tutoria de Farmácia e Fisioterapia. Os Preceptores e Tutores receberão uma bolsa no valor líquido de R$ 2 mil.

A seleção será feita em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: análise da documentação de experiência profissional e titulação e Prova técnico – situacional. O resultado final sairá dia 15 de junho de 2022. O Processo Seletivo Simplificado terá validade de até um ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da EMSERH. 

O edital está disponível no site www.emserh.ma.gov.br.

Daucyana Castro