18 de maio de 2023

Governo promove cursos e palestras na Semana da Enfermagem

Dando continuidade à programação da II Semana de Enfermagem do Hospital da Ilha, os profissionais participaram, quarta-feira (17), do minicurso “tecnologia para queimados”. O objetivo é a capacitação nas mais modernas abordagens para tratamento ambulatorial de queimaduras.

“A realização da nossa II Semana de Enfermagem é uma forma de valorizar e reconhecer o papel destes profissionais fundamentais a todo o processo de atendimento à saúde. Abordar a estomaterapia, sobretudo no que concerne ao tratamento de feridas de queimadura, coaduna com nosso esforço em se tornar referência ao tratamento de queimados”, disse a diretora-geral do Hospital da Ilha, Carolina Hortegal.

Vale ressaltar que a estomaterapia é a área da saúde que busca prevenir a perda da integridade da pele, voltada para a assistência e cuidado de pessoas com estomias, feridas (agudas e crônicas), fístulas, drenos, cateteres e incontinências (anal e urinária).

Apresentado pela enfermeira estomaterapeuta Thays Haickel, o evento trouxe relatos de casos exitosos realizados no Hospital da Ilha, bem como orientação técnica para utilização de recursos como bandagens, cremes específicos e câmara hiperbárica no tratamento de queimados. “Esse momento de troca e aprendizado é fundamental à equipe técnica, sobretudo pelo hospital dispor destas tecnologias de ponta para atendimento aos pacientes”, destacou.

A técnica de enfermagem Jesuete Freitas, aprovou a iniciativa. “Acho muito proveitoso poder ser homenageada com uma capacitação, pois na nossa área todo dia há coisas novas e ter a oportunidade de aprender e executar no nosso trabalho é gratificante.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar, a II Semana de Enfermagem teve início com a celebração de um culto que contou com a presença de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A programação, que conta com palestras educativas, momentos de ginástica laboral e sorteios, seguirá até sexta-feira (19). 

“Essa semana foi pensada com o objetivo de aumentar o aprendizado, incentivar os colaboradores a buscarem cada vez mais conhecimento na sua área e também de valorizar os profissionais da unidade que sempre dão o melhor de si”, pontuou a coordenadora de enfermagem, Shirley Martins Chagas.

Por mês, a UPA Paço do Lumiar contabiliza entre 9 mil a 10 mil atendimentos, números que refletem o empenho de todos os profissionais, com destaque para os da enfermagem, é o que a afirma a diretora geral, Dirlene Diniz. 

“Com essas ações queremos demonstrar o valor que toda a equipe de enfermagem tem, tanto aqui para a unidade quanto para os usuários luminenses. Mesmo com a alta demanda, esses profissionais acolhem com atenção e cuidado todos os pacientes que procuram nossa unidade”, ressaltou.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira