24 de março de 2018

75% dos pacientes conseguem curar-se após tratamento contra Tuberculose no Hospital Presidente Vargas

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), acomete um terço da população mundial. A doença está presente em 80% dos países do mundo, principalmente na África, América Latina e Ásia. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo.

Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, a tuberculose ainda é uma doença que preocupa, pois um paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.
Segundo o pneumologista José Luiz, do Hospital Presidente Vargas, unidade referência para o tratamento da tuberculose no Maranhão, a estimativa de cura para os pacientes que realizam o tratamento corretamente, no Hospital, é de cerca de 75%. Ele alerta para o fato de a interrupção do tratamento poder levar à morte.

A tuberculose, que tem entre os principais sintomas tosse seca ou com secreção por mais de três semanas e febre baixa geralmente no período da tarde, pode ser confundida com uma gripe, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba. O penumologista alerta para que pacientes com sintomas característicos da tuberculose, busquem imediatamente as unidades básicas de saúde para realizar diagnóstico e serem encaminhados para tratamento.

Fonte: Comunicação e Marketing/EMSERH

Daucyana Castro