20 de novembro de 2017

Hemomar lança campanha de incentivo à doação de sangue no Maranhão

“Doe sangue, sempre alguém precisa” é o tema da campanha que acontece, de 20 e 25 de novembro, nos Centros de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A Semana tem o objetivo de atrair novos doadores para a manutenção de estoque adequado à demanda dos hospitais de São Luís e municípios do estado.

Durante a campanha, o Hemomar espera aumentar em 10% a média diária de comparecimentos, com adesão de novos voluntários e comparecimento dos doadores regulares.

A coordenadora do setor de Captação de doadores do Hemomar, Socorro Oliveira, comentou ainda sobre alguns mitos equivocados sobre a doação de sangue. Em muitos casos, essa desinformação acaba tirando o estímulo de quem pretende doar.

Quem pode doar

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e pesar no mínimo 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado (sem alimentos gordurosos) e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h e estar portando documento com foto.

Quem não pode doar

Entre os grupos que não podem doar sangue estão mulheres grávidas, pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hepatites B e C, Aids, Doença de Chagas, malária e quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis.

Se estiver resfriado, o doador deve esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, esteve em região de malária ou fez sexo sem proteção deve aguardar um ano.

Fonte: Comunicação e Marketing EMSERH

Daucyana Castro