2 de setembro de 2017

Segunda edição do “Mais Saúde nos bairros” supera expectativas

 

20170902_084027

PROGRAMA MAIS SAÚDE NOS BAIRROS SUPERA EXPECTATIVAS

Governo estadual já estuda expansão

O governo Flávio Dino promoveu neste fim de semana em São Luís a segunda edição do “Mais Saúde nos bairros”, ação preventiva que oferece durante dois dias um conjunto variado de serviços de atenção básica, incluindo consultas médicas especializadas, exames preventivos de oftalmologia e ginecologia, além de distribuição gratuita de medicamentos. No sábado(2) e no domingo(3) o programa prestou mais 14 mil atendimentos na escola estadual Vicente Maia, no bairro do Anjo da Guarda, na região do Bacanga, uma das áreas mais populosas da capital.

“A expressiva procura das pessoas pelos serviços do Mais Saúde registrada na Vila Embratel e, em especial no fim de semana no Anjo da Guarda, superou nossas expectativas iniciais e demonstra o quanto o governo do Estado estava certo ao criar o programa”, comemora o secretário de estadual de Saúde, Carlos Lula.

20170902_093609

Mais Saúde oferece exames de prevenção de Glaucoma e Catarata.

Implantado no mês passado, o Mais Saúde levará a cada 15 dias para um bairro diferente da capital serviços variados de saúde básica, com objetivo de fortalecer a atenção primária. O projeto é executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a EMSERH (Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares). As ações acontecem sempre aos sábados e domingos, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Até junho de 2018 estão previstas perto de 50 edições do programa itinerante nos bairros de São Luís.

Nesse mutirão pela saúde, a população tem acesso, em um único lugar, a testes rápidos para detecção de Sífilis, AIDS e Hepatites B e C, vacinação, consultas médicas nas áreas de pediatria, dermatologia e ginecologia, além de poder fazer exames oftalmológicos para detecção precoce de Glaucoma e Catarata. Para o coordenador do Mais Saúde, Sandro Monteiro, o aspecto mais importante é o suporte continuado aos pacientes atendidos no mutirão. “Os pacientes, cujo diagnóstico necessite de acompanhamento, são encaminhados para atendimento nas unidades de referência da rede estadual de saúde”.

População aprova – Incomodada com um inchaço repentino nos pés, a técnica contábil Maria de Ribamar Castro decidiu ir ao Mais Saúde no Anjo da Guarda para se consultar com um clínico geral. “Estou com consulta marcada para o dia 5, mas resolvi antecipar a ida ao médico ao saber da realização do Mais Saúde no mesmo bairro onde moro”, declarou.

Edvaldo Gomes aproveitou para atualizar a vacinação.

Edvaldo Gomes aproveitou para atualizar a vacinação.

O operador de máquinas, Edvaldo Costa Gomes, 32 anos, aproveitou a folga do trabalho para fazer uma avaliação geral da saúde. Passou por uma avaliação nutricional, tomou vacinas e se consultou com um clínico geral. “Vim pela facilidade. Nos postos de saúde há sempre muita gente e o atendimento não é tão rápido quanto foi aqui hoje no Mais Saúde”, avaliou.

Expansão do programa – De acordo com o secretário estadual de Saúde, Carlos, Lula, os bons resultados do programa Mais Saúde apenas nas duas primeiras edições realizadas farão o governo estadual, a curto prazo, a expandi-lo. “Estamos no caminho certo. As pessoas vêm atrás dos serviços de saúde quando eles são prestados perto da casa delas”, avalia. “O programa Mais Saúde está aprovado pela população”, Carlos Lula. A próxima edição do Mais Saúde está prevista para acontecer nos dias 16 e 17 de setembro no bairro do Coroadinho.

NÚMEROS DO MAIS SAÚDE ANJO DA GUARDA
14.303 atendimentos
1.481 consultas médicas
537 exames oftalmológicos
125 exames preventivos de câncer
81 consultas odontológicas
2.268 testes rápidos de AIDS e Hepatites
419 animais vacinados
Daucyana Castro