13 de fevereiro de 2019

Hemomar lança campanha para estimular doação de sangue para o Carnaval

O governo do Estado e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promovem este mês uma nova campanha de estímulo à doação de sangue para reforçar o estoque do Hemocentro para os dias de Carnaval. Com o tema “Solidariedade é a nossa festa. Doe Sangue. Salve vidas!”, a campanha será desenvolvida entre os dias 16 e 28 de fevereiro. O lançamento oficial da campanha acontece nesta quarta-feira, 13, a partir das 9h, na sala de recepção e coleta do Hemomar, na Jordoa.

“No período de Carnaval, enquanto as doações caem por conta das viagens das pessoas, a demanda por sangue cresce muito devido ao aumento no número de cirurgias hospitalares”, explica a coordenadora do setor de captação de doadores do Hemomar, Socorro Ferreira. “É preciso reforçar o estoque do nosso banco de sangue para atender com segurança a forte demanda”, reforça. Este ano a meta do Hemomar é aumentar em 10% o volume de doações em relação à campanha realizada no mesmo período do ano passado.

Para conseguir isso o Hemomar vai reforçar a coleta externa. Do dia 16 até o dia 28, a unidade móvel de coleta do Hemocentro será deslocada para locais de grande circulação na capital maranhense, a fim de conseguir um bom volume de doações espontâneas de sangue (Confira a programação no box).

“Toda a demanda por sangue dos hospitais públicos e privados no Maranhão é suprida pelo estoque do Hemomar”, lembra o médico Rodrigo Lopes, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). “A doação voluntária das pessoas continua a ser a única fonte para abastecer todo o banco de sangue do Hemocentro.”, destaca. “Uma única bolsa de sangue coletada na doação pode salvar até quatro pessoas”.

Serviço:

Programação da Campanha/ Rotas da Unidade Móvel Hemomar

  • 16/02 – 9h às 17h – Coleta externa – Igreja Batista Shalon/Cohatrac IV
  • 20/02 – 9h às 17h – Coleta externa – Faculdade Estácio de Sá/Centro
  • 21/02 – 9h às 17h – Coleta externa – Sede da Procuradoria Geral de Justiça/Calhau
  • 23/02 – 9h às 17h – Coleta externa – Igreja Maanaim/Cidade Operária
  • 27/02 – 9h às 17h – Coleta externa – Maternidade Benedito Leite/Cohab
  • 28/02 – 9h às 17h – Coleta externa – Tribunal de Contas do Maranhão/Calhau

Quem pode doar sangue

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. Após a doação, o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

Onde doar

Em São Luís, as doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 7h30 às 12h, na sede do Hemomar, localizada na rua Cinco de janeiro, s/n, no Bairro Jordoa. No interior do Estado, as doações podem ser feitas nos sete núcleos de hemoterapia do hemomar, localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó.

Daucyana Castro