28 de junho de 2018

CER Olho d´Água promove festividades juninas para idosos

Muita diversão e alegria no arraial do CER Olho d’Água. (Foto: Marcio Sampaio)

O Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER Olho d’Água), equipamento vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na manhã desta quarta-feira (27) o Arraial da Terceira Idade, atividade integrativa com o Grupo Melhor Idade. A ação contou com quadrilha, aulão de danças juninas, desfile pelos setores a unidade.

Cerca de 35 idosos participaram do arraial. Uma delas era dona Estelita Barros, de 84 anos, dois deles em acompanhamento no CER Olho d’Água. Escolhida para substituir a noiva caipira da quadrilha, que não pode comparecer à atividade, ela era só alegria. “Adoro aqui, me sinto bem. Todos tratam a gente muito bem. Aqui a gente se distrai bastante, fica alegre. Quem entra aqui triste, sai alegre até demais. Não quero sair daqui de jeito nenhum”, disse.

Segundo a diretora administrativa do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Araújo Furtado, todas as datas comemorativas, como carnaval, São João e Natal, são lembradas na unidade. Uma forma de incluir e motivar os pacientes em tratamento. “O CER trabalha em uma perspectiva inclusiva. Além de reabilitar, buscamos também esta socialização dos nossos pacientes. Buscamos fazer esta integração nas datas festivas com os idosos do Grupo da Melhor Idade. É um momento de alegria e confraternização”, destacou a diretora.

Muita diversão e alegria no arraial do CER Olho d’Água. (Foto: Marcio Sampaio)

Educador físico responsável pelas atividades do grupo, Viller Monteles acredita que atividades dessa natureza são essenciais para a saúde física e mental dos participantes, uma vez que promove a socialização.

“Ao longo do ano desenvolvemos o trabalho, mas nas festas fazemos a socialização, a integração deles. Um dos maiores resultados que temos é tirá-los da solidão. Além disso, trabalhamos a parte motora e cognitiva. Muitos chegam com perda de equilíbrio, perda óssea e de massa muscular, através das atividades fazemos a reabilitação”, salientou Viller Monteles.

O Grupo Melhor Idade do CER Olho d’Água realiza atividades com idosos participantes todas as quartas e sextas-feiras. As atividades envolvem uma equipe multidisciplinar, com diversas especialidades, como educador físico, assistência social, fisioterapia, terapia ocupacional.

Muita diversão e alegria no arraial do CER Olho d’Água. (Foto: Marcio Sampaio)

fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Daucyana Castro