13 de junho de 2018

Governo capacita servidores para aprimoramento da auditoria governamental

Curso reuniu 50 servidores que atuam em auditoria e controle interno de entidades públicas. (Foto: Divulgação)

Buscando aperfeiçoar o controle e a eficiência no uso do dinheiro público, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Transparência e Controle (STC), realizou capacitação de servidores estaduais quanto à auditoria governamental, especialmente os auditores de controle interno. A capacitação ocorreu no Plenário Gervásio Santos da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O curso foi ministrado nos dias 11 e 12 e reuniu 50 servidores que atuam em auditoria e controle interno de diversos órgãos e entidades públicas, como a Secretaria de Transparência e Controle (STC), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Casa Civil, Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Controladoria-Geral do Município (CGM) e Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

“Trabalhamos no controle das receitas e dos gastos pelos órgãos do Executivo do Estado, para melhor aplicação dos recursos. E uma forma que temos de melhor conduzir isso é capacitando os servidores”, explicou Adaltina Venâncio de Queiroga, secretária adjunta de Administração e Finanças da STC. “Muitas dúvidas e questionamentos que surgem durante a execução das rotinas administrativas são resolvidos quando os servidores fazem parte de uma capacitação desse nível”, completou.

O procurador-geral da Assembleia Legislativa, Tarcísio Araújo, falou da importância da constante atualização quanto ao tema. “É um tema cuja legislação muda com frequência e, por isso, precisamos sempre nos reciclar. Nós trabalhamos com controle interno na Casa e a determinação do presidente é que esse trabalho seja feito da forma mais transparente possível”, ressaltou.

A capacitação foi ministrada pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Ismar Barbosa Cruz, e inclui legislação e jurisprudência, com exemplos de práticas que devem ser adotadas ou evitadas. “É um trabalho que visa combater a corrupção, dando maior transparência aos gastos públicos”, destacou o auditor do TCU.

Investimento em conhecimento

O investimento em formação do corpo técnico é uma das diretrizes da política de transparência do Governo do Maranhão. Somente em 2017, a STC organizou 25 capacitações com temas relacionados ao aprimoramento da gestão pública, para 138 servidores estaduais. Já no que diz respeito à transparência administrativa, foram oito capacitações com um público total de 680 servidores.

fonte: Secretaria de Transparência e Controle (STC)

Daucyana Castro