11 de junho de 2018

Governo lança Mais Saúde Criança semanal no Centro de Especialidades Médicas

 

População teve acesso a atendimento rápido com ações direcionadas ao público infantil. (Foto: Gilson Teixeira)

O governador Flávio Dino visitou na manhã deste domingo o Mais Saúde Criança, que teve uma edição especial em outubro de 2017, mas que a partir deste fim de semana acontecerá semanalmente no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – Pam Diamante, com consultas e serviços em diversas especialidades. Realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação resultou em 4.347 atendimentos no sábado e domingo.

O governador explicou que a medida de incluir os atendimentos ambulatoriais pediátricos aos fins de semana na unidade faz parte de uma política de expansão constante do Governo do Maranhão, como ocorreu ao expandir a quantidade de leitos no estado em mais de 40%.

 

Governador Flávio Dino e secretário Carlos Lula acompanharam as ações do Mais Saúde Criança. (Foto: Gilson Teixeira)

“Vamos abrir novos hospitais em várias regiões do estado, em São Luís, implantamos serviços especializados, a exemplo do Hospital de Traumatologia e Ortopedia e agora chegamos à pediatria. Todo sábado e domingo o atendimento exclusivo para crianças e suas mães. É uma alternativa às mães trabalhadoras, que no dia a dia não têm condições de ter acesso a serviços de saúde. Vai ser um serviço de qualidade, gratuito e aberto para todos”, declarou Flávio Dino.

O objetivo da ação é fortalecer as políticas de assistência e atenção à saúde de crianças e seus pais, considerando a demanda reprimida na Região Metropolitana. São oferecidas consultas em pediatria, ginecologia, dermatologia, além dos serviços de enfermagem, de avaliação nutricional, exames preventivos e laboratoriais, vacinação, ultrassom e raio-x.

“Vamos oferecer uma série de serviços aos finais de semana. Sabemos que, às vezes, os pais não têm condições de procurar as unidades de saúde durante a semana porque têm suas obrigações e afazeres. Agora, temos outra porta de entrada. Nossa ideia é dar vazão à grande demanda”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Atendimentos

Os atendimentos realizados no Mais Saúde Criança estendem os serviços prestados pelo Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – Pam Diamante. “O Governo está preocupado em oferecer cada vez mais um serviço melhor para a população. É priorizar a atenção básica, uma vez que temos a parceria com a Secretaria de Saúde do Município. Aqui é uma só família, a Família SUS”, afirmou o diretor da unidade, Phil Camarão.

Governador Flávio Dino acompanha as ações do Mais Saúde Criança, realizadas no bairro do Diamante. (Foto: Gilson Teixeira)

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) também participou do Mais Saúde Criança fazendo testes rápidos (sífilis, HIV/Aids e hepatites virais) e outros exames, como toxoplasma, dengue, zika e chikungunya e cultura de urina.

Satisfação

A ex-jogadora de basquete Iziane Castro levou cerca de 170 crianças de 8 a 14 anos que participam do projeto Liberdade com Basquete para consultas no Mais Saúde Criança. Idealizadora e mentora da iniciativa, cuja ideia é promover o desenvolvimento integral por meio do esporte, ela reconheceu a importância de mutirões como o realizado no Centro de Especialidades Médicas.

“É importantíssimo esse tipo de iniciativa. A gente sabe que a demanda para a saúde é muito grande, então é preciso dias de mutirão para atender um quantitativo maior de pessoas, para que elas tenham acesso também à saúde, que é tão necessária. O Instituto Iziane Castro é um instituto de assistência social, é importante dar as condições de saúde, educação e esporte”, comentou a ex-atleta.

A estudante universitária Difane França, de 22 anos, levou a irmã Ester Kelly, de 8 anos, e os primos Wellington Júnior, de 11 anos, e Themys Eduarda, de 12 anos, para passarem em consulta. Moradora do Filipinho, ela soube por WhatsApp da ação. “A dificuldade de marcar consultas é grande. Por isso, essa iniciativa foi tão boa. Ajudou muito. Foi rápido e agora é dar seguimento. Saio satisfeita”, ressaltou.

Ex-jogadora de basquete Iziane Castro elogiou o Mais Saúde Criança e levou os participantes do projeto Liberdade com Basquete. (Foto: Gilson Teixeira/Rogério Sousa)

Daucyana Castro